APOIE ESTE TRABALHO

Trabalho pronto!


Um trabalho para marcar uma geração... e Mais para parceiros.


Datas comemorativas não tem ano de início ou término, para ser eterno em sua rádio.


Peço a você, diretor de rádio que para usar gratuitamente estes aquivos faça parte do grupo de parceiros para que possamos continuar fazendo este trabalho gratuito para rádios.


Sempre GRATUITO!


ACESSE


http://apoioaoscomunicadores.blogspot.com/


Siga-nos para acompanhar a atualização

Instagram

Instagram
Me acompanhe com todos os trabalhos e viagens

Fale comigo ao vivo

Fale comigo em vídeo conferência agora (você precisa ter câmera e microfone no equipamento que está conectado) clique na imagem abaixo

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Datas comemorativas de Janeiro

Clique aqui para baixar o pacote gratuitamente do mês de Janeiro 
Vinhetas para rádios com tempo médio de 2 minutos, ótimo para agregar valor a sua programação
Tendo algum problema no arquivo solicito usar o formulário do lado do blog para relatar o ocorrido e corrigirmos o erro.

01-Dia Mundial da Paz
Em 8 de dezembro de 1967, o papa Paulo VI escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz, a ser festejado no dia 1 de janeiro de cada ano. Mas o papa não queria que a comemoração se restringisse apenas aos católicos – para ele, a verdadeira celebração da paz só estaria completa se envolvesse todos os homens, não importando a religião. “A proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz”, dizia, em sua mensagem. No texto, expressava seu desejo de que esta iniciativa ganhasse adesão ao redor do mundo com “caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”. Portanto, O Dia da Paz Mundial é um dia a ser celebrado pelos "verdadeiros amigos da Paz", independente de credo, etnia, posição social ou econômica.

Dizia o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz, como se se tratasse de uma iniciativa sua própria; que ela se exprimisse livremente, por todos aqueles modos que mais estivessem a caráter e mais de acordo com a índole particular de quantos avaliam bem, como é bela e importante ao mesmo tempo, a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem primário que é a Paz.

Completava ainda o Papa Paulo VI: "A Igreja católica, com intenção de servir e de dar exemplo, pretende simplesmente lançar a ideia, com a esperança de que ela venha não só a receber o mais amplo consenso no mundo civil, mas que também encontre por toda a parte muitos promotores, a um tempo avisados e audazes, para poderem imprimir ao Dia da Paz, a celebrar-se nas calendas de cada novo ano, caráter sincero e forte, de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil".

02 -  Dia da Abreugrafia

No dia 2 de janeiro comemoramos, no Brasil, o Dia Nacional da Abreugrafia. Abreugrafia é uma técnica especial elaborada pelo médico brasileiro Manuel Dias de Abreu, utilizando a radiografia, mas sendo impressa em filme fotográfico, de 30 ou de 70mm, e serve principalmente para detectar a tuberculose.

Manuel Abreu criou o aparelho específico para o diagnóstico da tuberculose em 1936, época em que a doença era considerada uma epidemia em vários países do mundo. Na época, dois médicos alemães, Braeuning e Redeker, haviam descoberto que a tuberculose era assintomática em sua fase inicial e que os doentes deveriam ser procurados entre os que estavam aparentemente sadios.

Nas décadas de 1930 e 1940, o Brasil tinha um alto índice de mortalidade por tuberculose, e as autoridades sanitárias da época tinham grande dificuldade para diagnosticar e combater a doença. Manuel de Abreu, nessa época, já era bastante conhecido por sua luta contra a tuberculose e, baseado em seu conhecimento da doença e na facilidade de sua propagação, procurou inventar uma maneira de diagnosticar antecipadamente os infectados, impedindo assim que a doença se alastrasse ainda mais.

O médico brasileiro teve, então, a ideia de utilizar a radiografia para o diagnóstico, aplicando a fotografia ao exame coletivo, fato que deu resultado e que começou a ser utilizado, trazendo grandes benefícios à saúde e minimizando os males causados pela tuberculose.

O primeiro aparelho para a abreugrafia (então denominada como roentgenfotografia pelo médico) foi utilizado em 1937, no Rio de Janeiro. Tratava-se de um método bastante sensível, com baixo custo operacional, permitindo a realização de muitos exames em curto espaço de tempo.

Essa ideia, aparentemente tão simples, além de reduzir os custos e se tornar aplicável para um número muito maior de pessoas num espaço de tempo mais curto, fez com que o médico Manuel Abreu ficasse mundialmente conhecido por sua luta contra a tuberculose, sendo indicado ao Prêmio Nobel em 1950.

Em 1939, no I Congresso Nacional de Tuberculose, decidiu-se denominar o método inventado pelo médico brasileiro como abreugrafia, em sua homenagem, o que acabou sendo oficializado em 1958 por Juscelino Kubitschek, então presidente do Brasil, que também instituiu a homenagem a Manuel Abreu, comemorando o Dia da Abreugrafia no dia de seu aniversário.

A invenção de Manuel de Abreu ainda hoje é de grande importância para a medicina, sendo a abreugrafia um dos exames solicitados até mesmo para complementar exames médicos admissionais e periódicos nas empresas. 

03 - Dia do Juiz de Menores

O dia 3 de janeiro, anualmente, comemora o Dia do Juiz de Menores, atualmente responsável no Brasil para validar o Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 1990.

Mas a implantação do Juizado de Menores não começou em 1990. O primeiro juiz de menores do Brasil foi nomeado em 1924, sendo escolhido para o cargo José Cândido de Albuquerque Mello Mattos, advogado e professor cuja bandeira era a defesa dos menores, durante a década de 20. Sua luta culminou na instalação do Juizado de Menores do Rio de Janeiro, o primeiro em toda a América Latina, em dezembro de 1923. Mello Mattos também foi o primeiro juiz de menores da América Latina.

Seu trabalhou gerou as primeiras regras que originaram o código de proteção da criança e do adolescente, em 1927, o Código Mello Mattos, como ficou conhecido, que regulamentava o trabalho dos menores, evitando que fossem explorados.

Além de fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, como combater a violência contra menores, exploração sexual infantil e o trabalho de crianças, também é de responsabilidade do juiz de menores verificar o cumprimento de outras leis, como proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores, guarda de menores abandonados e autorização para viagens de menores desacompanhados dos pais.

Hoje, a Vara da Infância e Juventude funciona em todo o Brasil, atendendo os problemas que envolvem os menores e direcionando segundo a legislação As principais rodoviárias e aeroportos também possuem postos do Juizado de Menores principalmente para atender autorizações para viagens. Apenas as rodoviárias de São Paulo não possuem estes postos, devendo os interessados procurar o fórum de suas cidades para essas autorizações.

Origem do Dia do Juiz de Menores

O Dia do Juiz de Menores foi instituído após a morte de Mello Mattos, em 3 de janeiro de 1934, ficando a data também para lembrar seu trabalho em prol dos menores. 

Dia 04 - Dia Mundial do Braile


Todo o dia 4 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Braile, este é um sistema de leitura e escrita que permite e facilita que milhares de pessoas que possuem deficiência visual sejam leitoras de diversos gêneros, autores e também de materiais.
A técnica foi criada por Louis Braille, jovem cego francês, que criou a linguagem há mais de 200 anos. Ao criar este sistema de Braille, a escrita e a leitura por pontos em relevo, acabou por facilitar o acesso á informação, bem como a cultura e entretenimento das pessoas que não enxergam no mundo inteiro.

Aqui no brasil, temos a Fundação Dorina Nowill para Cegos, como a autarquia largamente reconhecida por ter o que é a maior Imprensa de Braile da América Latina, em uma capacidade de produção com impressão de larga escala, bem como de equipamentos de grande porte, recursos humanos especializados e acima de tudo, matérias primas especiais.

Muitas pessoas dizem que nos últimos 60 anos não existe no Brasil uma pessoa cega que esteja alfabetizada que não teve em suas mãos algum livro em Braille criado pela Fundação Dorina Nowill para cegos.

Curiosidades sobre o braile

Para quem é deficiente visual a leitura é tão importante quanto é para quem enxerga. Todos os textos que são escritos estão frequentemente presentes na vida das pessoas que visualizam através de outdoors, de manchetes, entre outras coisas, que poderão ser lidas nas bancas de jornais e de revistas, entre outras situações do dia a dia. agora as pessoas que são cegas acabam lendo apenas textos em braile que chegam ás suas mãos.

A comemoração da data objetiva a conscientização da população na importância das políticas públicas para inclusão de pessoas cegas através do sistema educacional brasileiro. Esta é uma comemoração que visa uma maior reflexão na empregabilidade dos mecanismos que venham a favorecer o desenvolvimento intelectual e social de pessoas cegas.

O Braille tem a composição de 64 sinais, estes que são gravados em papel em relevo. Estes sinais são devidamente combinados em duas filas verticais e justapostas, a uma semelhança de um dominó para o alto. A leitura acontece da esquerda para a direita.

Em Portugal por exemplo, há um estaque do papel do Núcleo para o Braille e meios complementares de leitura, onde no dia Mundial do Braille acaba organizando diversos eventos para celebrar esta data.

Dia 05 - Criação da 1ª Tipografia no Brasil

O dia 5 de janeiro é oficialmente a data em que a primeira tipografia entrou em execução no Brasil. Porém, segundo registros, um opúsculo (uma pequena obra, quase um folheto), de título Brasilsche Gelt-Sack, teria sido impresso em Recife, em 1634. A ação, porém, foi feita na clandestinidade já que na época imprimir qualquer texto constituía um delito grave. A proibição dessa atividade estava ligada à própria repressão da manifestação livre do pensamento.
O primeiro produto gráfico a circular no Brasil, o Correio Braziliense, era impresso em Londres e entrava clandestinamente no Brasil. Ele circularia até 1822, completando 175 edições.
Com a vinda de D. João VI e da família Real Portuguesa, houve grande mobilização na colônia para abrigar a corte portuguesa. É de 1808 o alvará que pôs em funcionamento o Banco do Brasil para a monarquia poder movimentar recursos para se manter. Os portos brasileiros foram abertos e surgiu a Biblioteca Real (futura Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro). Até então, fábricas eram proibidas na colônia. D. João assinou o alvará permitindo que fábricas pudessem funcionar. Foi então fundada, no Rio de Janeiro, em 5 de janeiro, a "Imprensa Régia". Nesse momento a informação começaria a circular, a princípio nas mãos da corte. Logo viria o primeiro jornal, "A Gazeta do Rio de Janeiro", divulgando toda a informação oficial.

O que é tipografia 

Duas invenções chinesas revolucionaram a história da impressão: o papel e a xilogravura (ou também xilografia), a fase de impressão anterior à tipografia, que consistia em imprimir imagens e textos por meio de pranchas de madeira gravadas em relevo. Seu emprego na Europa começou no século XV, com a ilustração de cartas de baralho e manuscritos de origem religiosa.


A tipografia veio logo a seguir, também usando o mesmo método de impressão em relevo. Enquanto na xilotipia os caracteres ficavam presos a um bloco de madeira (como num carimbo fixo), na tipografia as letras são soltas, podendo ser trocadas e reutilizadas à vontade.
Dia 06 - Dia da Gratidão
O verbo do Dia Mundial da Gratidão é agradecer. Neste dia as pessoas são convidadas a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas. Este é o dia do ano de parar e de refletir em tudo o que de bom há na vida, um gesto que acaba por ter impacto no bem estar da pessoa e por fazê-la mais feliz.
Este dia teve origem em 1965 no Havai, onde se realizou um encontro internacional sobre a ideia de tirar um dia do ano para agradecer formalmente por todas as coisas de bem que se encontram no mundo. De regresso a casa, no ano seguinte, no mesmo dia 21 de setembro, muitos dos participantes no encontro mantiveram o gesto. Desde então, o Dia Mundial da Gratidão ganhou mais adeptos, celebrando-se agora um pouco por todo o mundo.
Neste dia envie mensagens de agradecimento aos seus familiares e amigos. Demonstre às pessoas especiais o quanto elas são imporantes para si mas não se fique por aí: sorria e agradeça a todos os que o rodeiam e a todas as pessoas com que se cruza. Contribuirá para a alegria dos outros e também para a sua.
Dia 07 - Dia da Liberdade de Cultos 
Esta data celebra a liberdade que todos os brasileiros têm de exercer as suas crenças de modo livre e sem qualquer tipo de perseguição religiosa.
O Brasil é um país multicultural e rico em crendices e doutrinas religiosas que enriquecem a cultura do povo brasileiro.
Este direito está previsto de modo bastante claro no artigo 5º da Constituição Federal de 1988:
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
(...)
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;”

Origem do Dia da Liberdade de Cultos

Esta data foi escolhida em homenagem a primeira lei criada no Brasil sobre a liberdade de cultos, em 7 de janeiro de 1890, por iniciativa do gaúcho Demétrio Ribeiro, Ministro da Agricultura naquela época.
Anos mais tarde, em 1946, o celebre escritor baiano e deputado federal de São Paulo, Jorge Amado, propôs uma Carta Magna que reafirmava a importância da liberdade de cultos no país.
Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa, convicção filosófica ou política”. (Carta Magna 1946, Jorge Amado).
Dia 08 - Dia do Fotógrafo
A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturam os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.
A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.
No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando um curso de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

Origem do Dia Nacional da Fotografia

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.
A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto em homenagem à este acontecimento.
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Fotografia.
De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.
Dia 09 - Dia do Astronauta
Desde 1961, quando o astronauta russo Yuri Gagarin proclamou a famosa frase: “a Terra é azul”, o ser humano dava o importante passo na história da astronomia e exploração do espaço.
De lá pra cá, a corrida espacial proporcionou importantes marcos na história da humanidade, que foram protagonizados pelos astronautas, como a chegada do primeiro homem à Lua, em 1969.
Em 2006, foi a vez de o Brasil entrar para o aclamado rol de astronautas que tiveram o privilégio de admirar o “planeta azul” do espaço. Marcos Pontos se consagrou como o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, após passar por um treinamento de oito anos.
Atualmente, o Brasil e outros 15 países ajudaram a construir a Estação Espacial Internacional – ISS, a mais moderna instalação feita pelo ser humano no espaço.

Origem do Dia Nacional do Astronauta

No Brasil, o Dia do Astronauta é celebrado em 9 de janeiro em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, responsável pela viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS), consagrando-se como o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.
Dia 10 - Dia do Guia de Turismo
A regulamentação da profissão, em 1993, foi uma das grandes conquistas dos guias que têm se confirmado cada vez mais como um importante parceiro dos viajantes, uma vez que é ele quem conduz o turista por caminhos inéditos, relata histórias da região e ajuda a construir e consolidar a imagem do destino. 
O Brasil possui centenas de destinos turísticos que podem encantar diferentes perfis de visitantes como praias, serras, cidades históricas e grandes centros culturais. O país também conta com o turismo de negócios, gastronômico, religioso, de aventura, arquitetura, ecoturismo e até arqueológico.  Quando o guia auxilia na comunicação e transmissão de informações e conhecimentos, cria um ambiente propício da visita ao destino turístico e proporciona segurança ao viajante.
A profissão é antiga. Os primeiros relatos são de 440 A.C., quando alguns soldados exerciam o papel de guias, orientando os militares, durante as guerras por territórios totalmente desconhecidos das tropas. Atualmente, os guias de turismo se tornaram sinônimo de anfitriões e embaixadores da receptividade.

Dia 11  - Dia Internacional do Obrigado
O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta, ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.
Apesar de não ser um dia mediático (de ser desconhecido por muita gente), o Dia Internacional do Obrigado foi criado através das redes sociais na Internet e foi-se enraizando aos poucos no seio da comunidade, tendo um fim nobre e sempre necessário.
Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere. Neste dia diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.
Dia 12 - Dia do Empresário Contábil
A data foi aprovada em dezembro pelo Projeto de Lei a Câmara (PLC) nº 109 de 2010, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
Desde a criação do método das partidas dobradas por Frei Luca Pacioli, por volta de 1.500, advento considerado como nascedouro da ciência contábil, esta profissão nunca esteve tão valorizada. Após a Era Industrial, marcada pelos destaques da eficiência e da produtividade, a transição para o novo milênio veio com novos conceitos, paradigmas, e a chamada “Era do Conhecimento” em que vivemos atualmente valoriza o poder da informação.
Dia 13 - Dia Internacional do Leonismo

Em comemoração ao nascimento de seu fundador, Melvin Jones, em 13 de janeiro de 1879 em Fort Thomas, Arizona, EUA, celebra-se nesta data, o Dia do Leonismo, que se revela num movimento universal que congrega homens e mulheres motivados pela finalidade de servir desinteressadamente à sua comunidade e aos seus semelhantes. Traduz um conjunto de normas e objetivos da Associação Internacional de Lions Clubes em prol do bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade, sem ligações religiosas ou políticas. Através dos seus Clubes de Serviço estuda as necessidades da coletividade e apresenta meios ou sugestões para enfrentá-los, seja através dos seus próprios esforços ou em cooperação com terceiros.
Conforme a Declaração de Missão do Lions Clubs International, uma de suas finalidades primordiais é criar e fomentar um espírito de compreensão entre todos os povos com relação às necessidades humanitárias, fornecendo serviços voluntários por meio de envolvimento comunitário e cooperação internacional. Assim, aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizam exames de vista e de saúde, construem parques, apoiam hospitais oftalmológicos, concedem bolsas de estudo, auxiliam jovens, distribuiem cestas básicas, dão apoio a entidades filantrópicas, fornecem ajuda em momentos de catástrofes e muito mais.
O Lions Clubs International foi fundada nos Estados Unidos da América em 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá. Atualmente, existem mais de 46.000 Lions Clubs espalhados por 206 países do mundo. Em nossa cidade, destacam-se pela execução de inúmeras atividades filantrópicas.
Ressaltamos a atuação do leonismo pois ela se embasa na solidariedade que integra a Terceira Geração dos Direitos Humanos e nos convida a uma séria reflexão sobre a importância de desenvolvermos uma convivência mais fraterna e solidária, notadamente numa época em que o desenfreado consumismo se sobrepõe a inúmeros princípios, tornando as pessoas mais frias e insensíveis.
Como propósito moral que vincula o indivíduo à subsistência, aos interesses e às obrigações dum grupo social, duma nação ou da própria humanidade, fazendo com que ele partilhe construtivamente da vida do seu semelhante, a solidariedade encerra dois aspectos, ou seja, participação e ajuda: uma virtude que se subordina à disposição afetiva em relação a quem nos avizinha.
O futuro, coletivo e individual, depende de esforços pessoais que se somam e começam a mudar pequenas questões para, estruturado em muito trabalho e nunca boa dose de renúncia, alcançar gradualmente, e o quanto antes, a consolidação de uma convivência afável e justa.

Dia 14 -  Dia do Enfermo
Esta data, de origem religiosa, tem o objetivo de apelar para a sociedade e comunidade mundial por melhores condições de tratamento e atenção às pessoas doentes, seja nos hospitais, postos de saúde ou mesmo em casa.
O Dia Mundial do Enfermo foi criado em 11 de fevereiro de 1992, por iniciativa do Papa João Paulo II. Nesta mesma data, comemora-se o dia de Nossa Senhora de Lourdes, na Igreja Católica.
Todos os anos, no dia 11 de fevereiro, o Vaticano, sob a representação do Papa, elege um tema que norteará toda a discussão sobre o assunto junto à sociedade, governantes e mídia mundial.
Dia 15 - Dia do Adulto
No Brasil, um indivíduo é considerado legalmente adulto quando atinge os 18 anos, ou seja, idade em que pode responder por todas as suas ações de modo independente.
Já para a biologia, o que define uma pessoa como adulta é a sua capacidade reprodutiva, isso quer dizer que, independente da idade, quando o indivíduo apresenta todas as suas funções reprodutivas ativas, já pode ser considerado um “ser adulto”.
O Dia do Adulto não é muito popular entre os brasileiros, mas sua essência é de celebrar esta importante fase da vida, que separa a infância da velhice.
Nesta data, os adultos também devem pensar e repensar nas responsabilidades que implica a “vida adulta”, além de refletir sobre como está sendo a sua colaboração para a construção da vida em sociedade e se está satisfeito com o rumo que está trilhando.
A criação do Dia do Adulto é uma tentativa de imitar o famoso Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro no Brasil.
No entanto, ao contrário do que acontece com as crianças, os adultos não costumam trocar presentes entre si.
Dia 16 - Dia dos Cortadores de Cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar é uma planta de caule fino rico em açúcar, tem origem asiática veio para o Brasil com os portugueses no início do século XVI. Principal matéria-prima para fabricação do açúcar, a variedade surgiu de vários cruzamentos com espécimes iniciais, até ser escolhida como opção de cultivo, a variedade que temos hoje.
Até o século XVII, a cana-de-açúcar transformou o Brasil, mais especificadamente a região nordeste, a melhor criadora e exportadora de açúcar neste período. Atualmente a produção de cana de açúcar está concentrada no interior de São Paulo, e o principal produto passou do açúcar para o álcool, mais especialmente o etanol, o produto se destaca no setor econômico e sócio ambiental, já que emite menos poluentes no meio ambiente.
Dia 17 - Dia dos Tribunais de Contas do Brasil
Tribunal de Contas do Brasil designa as cortes especializadas na análise de contas públicas dos jurisdicionados. No Brasil existem: o Tribunal de Contas da União, os Tribunais de Contas dos Estados, o Tribunal de Contas do Distrito Federal e os Tribunais de Contas dos Municípios.
Em alguns estados da federação têm-se apenas o tribunal de contas do estado, o qual é responsável pela análise das contas estaduais e municipais; em outros, existem o tribunal de contas do estado e o tribunal de contas dos municípios. Tem-se, ainda, uma terceira situação na qual existem o tribunal de contas do estado e o tribunal de contas do município. Esse é caso de São Paulo e Rio de Janeiro onde os respectivos tribunais analisam as contas apenas das capitais estaduais. O Distrito Federal possui um tribunal que atende à sua especificidade que, embora similar aos tribunais de contas dos estados, não tem municípios sob sua jurisdição.
Dia 18 - Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador
Desde o dia 18 de janeiro de 2012, os profissionais da beleza, presentes no dia a dia dos brasileiros, possuem Dia Nacional oficial e são reconhecidos legalmente em todo o Território Nacional (lei 12.592/12). Por isso o nosso orgulho em trabalhar com uma categoria de profissionais tão dedicados e especials na vida de muitos homens e mulheres. 
Antigamente, quem escolhia qualquer uma dessas profissões dos salões de beleza não tinha por lei o direito aos benefícios que qualquer trabalhador com registro em carteira pode desfrutar, já que muitos trabalhavam como autônomos. Desse modo, cabeleireiros, manicures e outros profissionais dos salões não possuíam 13º salário, férias remuneradas, licença maternidade, dentre outras estabilidades importantes para os profissionais.

Dia 19 - Dia dos Acadêmicos do Direito

É incontestável a importância assumida pelo estudante de Direito nos tempos atuais No entanto, para que se discorra sobre o assunto faz-se necessário levantar um questionamento: mas afinal o que é e para que serve o Direito?
Ser acadêmico de Direito e assumir como armas de trabalho o compromisso de fazer uma sociedade melhor, pactuando com a justiça e criando um novo mundo onde se deseja reinar a harmonia, o que seria um tanto quanto contraditório ao acadêmico quando profissional, uma vez que o Direito existe para solução de conflitos e não para celebração da paz. É um caso a pensar.
Na sala de aula, o acadêmico comprometer-se-á com o empenho efetivo para sua boa formação, tendo a eqüidade como meta e acima de tudo adquirindo um perfil reto e probo para que tal ciência, o Direito, seja exultada com todas as reverências que a tempos recebe, mas que em alguns momentos parece ser questionada. Reverências estas que fazem com que a o Direito seja o sonho de realização profissional de muitos, e que necessita do real reconhecimento por parte daqueles que o exerce.

Dia 20 - Dia do Comissário de Menores 

O comissário de menores é aquele profissional que atua auxiliando os Juízes das Varas da Infância e da Juventude na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de todo o país.

A função primordial do comissário de menores é fiscalizar o cumprimento de normas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente nos mais diversos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, danceterias, boates, hotéis, motéis, teatros, cinemas, lan houses, locadoras, bancas de revistas, entre outros. Ele deverá observar, especialmente, a entrada e permanência de jovens desacompanhados de seus pais ou responsáveis e também a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, bem como o possível consumo de drogas ilícitas e entorpecentes. No caso de cinemas e teatros, o comissário irá fiscalizar se a classificação indicativa dos filmes ou peças está sendo obedecida.

O comissário de menores exerce atividade voluntaria e que não gera vínculo empregatício ou obrigação de natureza trabalhista ou previdenciária. O número de comissários de determinada comarca será estabelecido pela Corregedoria Geral de Justiça, em geral, é credenciado um comissário para cada 5.000 habitantes.

O que é preciso para ser um comissário de menores?

Para ser um comissário de menores é preciso preencher alguns requisitos: ser maior de 21 anos e estar em dia com a justiça.

É preciso se inscrever junto a Vara Cível da Infância e da Juventude da sua comarca. Se selecionado, o candidato deve obrigatoriamente participar de um curso de formação que é providenciado pela Comissão Fiscalizadora.

Caso o candidato não compareça ao curso ou não comprove aproveitamento suficiente, ele será descredenciado. O processo de seleção é realizado de acordo com a necessidade de cada comarca.

O comissário de menores deve trabalhar uma vez por semana, por período não inferior a cinco horas, ele é subordinado ao Juiz e só poderá exercer seu trabalho na jurisdição da comarca na qual foi selecionado.

Atuação do comissário de menores

O comissário deve ter uma abordagem atenta e firme e participa de ações preventivas desempenhadas com jovens. Sua atuação é diversa, e entre suas principais funções, podemos destacar:

· Fiscalizar do consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas por menores de 18 anos.

· Ter participação em comissões e treinamentos diversos de interesse da administração;

· Apreender o deter menor infrator ou menor abandonado, devendo apresenta-lo ao Juiz ou autoridade competente;

· Lavrar auto de infração quando há desrespeito à norma contida no Estatuto da Criança e do Adolescente;

· Fiscalizar a entrada ou permanência de menores em casas de diversão, emissoras de rádio ou televisão, bares, ginásios esportivos, boates etc., nos termos da legislação especifica.

· Executar atividades designadas por superiores hierárquicos.

Entre os comissários encontramos profissionais das mais diversas áreas, uma vez que não é preciso nenhuma formação especifica para o exercício dessa atividade. Eles dedicam seu tempo livre para a proteção dos direitos do menor e garantia do seu bem-estar. 

Dia 21 - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil é verificado um crescimento da discriminação religiosa, tendo sido criado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, como um reconhecimento do próprio Estado da existência do problema.
A Constituição prevê a liberdade de religião e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Brasil um Estado laico. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, sendo a prática religiosa geralmente livre no país. Segundo o "Relatório Internacional de Liberdade Religiosa de 2005", elaborado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, a "relação geralmente amigável entre religiões contribui para a liberdade religiosa" no Brasil
A liberdade de crença religiosa, embora seja um princípio constitucional, ainda é um grande desafio para milhões de brasileiros que professam sua fé.
Foi no dia 21 de janeiro de 2000 que ocorreu um dos mais emblemáticos crimes de intolerância do Brasil, o qual motivou a criação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Para o pastor Silvio Sobrinho, da Assembleia de Deus, em Brasília, o trabalho de conscientização da cultura da paz deve ser feito diariamente com os fiéis. "A intolerância surge do desconhecimento, o respeito é algo que precisa ser ensinado. O amor é a raiz de todas as religiões

Dia 22 - Dia do Apicultor

Dia 22 de maio é a data em que comemoramos o dia do(a) apicultor(a).  Como definir um apicultor? Certamente trata-se de alguém que por paixão e amor ao trabalho com as abelhas, contribui também para a polinização de inúmeras espécies vegetais.
Dia 23 - Dia Internacional das Comunicações Sociais

A comunicação social é o estudo das causas, consequências e do funcionamento da relação entre os meios de comunicação em massa, como o rádio, televisão, teatro, propaganda, revistas, jornais e internet com a sociedade. Seu estudo compreende processos de informação, persuasão e entretenimento das pessoas.
A comunicação social está presente em todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo a cada dia com o registro da história e influência na rotina diária de todas as pessoas em suas relações interpessoais e de trabalho.

Atuação

Aqueles que trabalham com comunicação social, são os profissionais formados em jornalismo, radialismo e televisão, cinema, publicidade e propaganda, relações públicas, moda, marketing, direção teatral, entre outros.
As pesquisas em comunicação social se relacionam a diversas áreas de conhecimento, como a antropologia sociologia, linguística, psicologia, ciência da informação, artes visuais, artes cênicas, administração e, atualmente, com a ciência da computação.
Fenômenos relacionados com a transmissão e recepção de mensagens através dos meios de comunicação são objeto de estudo dos profissionais de telecomunicações, que são engenheiros com conhecimento técnico distinto, constituindo um ramo à parte da comunicação social.

Áreas da comunicação social

O profissional que atua com comunicação social está nas mais diversas áreas e exercem diversos tipos de atividades, vamos conhecer sobre algumas delas:
· Cinema: nessa área, o profissional da comunicação social trabalha com produção audiovisual, tanto para o cinema, quanto para a televisão e para a internet. Ele escreve roteiros, prepara cenários, cuida de edição de som e de imagem e dirige elencos. Esse setor da comunicação social está em constante crescimento, cuida de marcas e faz vídeos corporativos e institucionais.
· Jornalismo: nessa área, o profissional da comunicação social irá trabalhar com divulgação de notícias, escrevendo colunas e artigos para jornais, internet e revistas. Além disso, o jornalista irá apresentar telejornais e fazer entrevistas. Esse profissional investiga fatos e transmite informações, sempre preocupado com a adequação de sua linguagem em relação ao meio de comunicação e ao público alvo.
· Publicidade de propaganda: nessa área da comunicação social, o profissional irá promover produtos e serviços. Faz pesquisas de mercado e cria campanhas publicitárias com enfoque nos mais diversos meios de comunicação. Ele também pode fazer arte de embalagens de produtos e logotipos.
· Relações públicas: nessa área, o profissional da comunicação social irá construir e promover a imagem de determinada empresa ou instituição. É um profissional que conhece a empresa, seus valores e objetivos e visa construir uma boa imagem dela para os funcionários e para os clientes. Esse profissional ainda se comunica com os clientes, organiza eventos, realiza pesquisas e representa a empresa, a pessoa física e ainda artistas e políticos.
Dia 24 - Dia do Café
Esta data homenageia uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café!
O Dia Nacional do Café é comemorado entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.
No Brasil, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira.
De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, cappuchino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.

Curiosidades sobre o café

  • Quando consumido com moderação, o café pode ser um importante aliado para aumentar os níveis de concentração;
  • O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (em primeiro lugar está a água);
  • A cafeína (nas doses certas) ajuda a evitar a depressão e o mau humor;
  • A borra de café pode ser usada como adubo para plantas;
  • Acredita-se que o café surgiu por volta do século IX, na Etiópia.
Dia 25 - Dia Nacional da Adoção

No dia 25 de maio é comemorado o dia da adoção, criado em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção.
A adoção é uma realidade social que se concretiza através de ato jurídico, que “cria entre duas pessoas vínculo de parentesco semelhante à paternidade e filiação”.
Muitas pessoas que não puderam ter filhos encontram filhos que não possuem pais, que foram abandonados e recolhidos por orfanatos e outras instituições. Mas existem outros casos, como de pessoas que querem ajudar, cumprir seu papel social diante de uma sociedade injusta, que não oferece as mesmas oportunidades de vida para todos.
O processo de adoção não é fácil. As pessoas interessadas nas crianças ou adolescentes devem apresentar uma documentação sobre suas condições de vida, para garantir que a pessoa adotada terá conforto e segurança, que irá ser bem tratada e receberá dos pais adotivos amor, carinho e atenção.
Porém, existem vários mitos sobre a adoção, que muitas vezes prejudicam que pessoas se interessem em criar e educar uma criança ou jovem que não tenha laços consanguíneos.
- Dizer que toda criança adotada é problema é um erro. A criança aprende aquilo que vivencia e quanto mais nova for adotada, mais terá chances de se adaptar ao modelo familiar em que vive.
- Tentar esconder da criança que a mesma é adotada também é um erro, pois é melhor manter uma relação aberta e livre de qualquer tipo de preconceito.
- Crianças com cor de pele diferente da família não são discriminadas ou recebem tratamento diferente de outras pessoas da família. Isso pode ocorrer nos meios sociais em que a família frequenta.
- Filhos adotivos não têm dificuldade em amar seus pais (adotivos), pelo contrário, revelam-se atenciosos e carinhosos com os mesmos, mas isso depende da forma como são tratados.
- Os filhos adotivos não ficam lembrando-se de sua família de origem. Pelo contrário do que se imagina, se as relações familiares não eram boas, se houve abandono, o vínculo afetivo não foi construído de forma positiva, portanto não provoca boas lembranças.
Hoje em dia temos visto uma série de artistas famosos mantendo a atitude de adotar crianças, tentando cumprir seu papel social, numa demonstração de afeto e de entrega às crianças carentes. A grande revelação é o casal Brad Pitt e Angelina Jolie que já está no terceiro filho adotivo, mesmo podendo ter seus filhos consanguíneos, que também somam três. A cantora Madonna também é um exemplo disso, nos últimos anos também manteve a atitude de adotar, mesmo tendo tido dois filhos próprios.
Com a constituição de 1988, ficou determinado que “os filhos adotivos terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designação de discriminação relativa à filiação”, ou seja, filhos adotivos e consanguíneos terão os mesmos direitos.
Para inserir a criança ou adolescente em família substituta é necessário passar por algumas etapas: a guarda, onde coloca-se o sujeito a ser adotado na família, onde os pais devem ter a responsabilidade de prestar assistência material, moral e educacional; a tutela, feita através das entidades públicas, a fim de proteger a criança ou jovem, cuidando de seus interesses, acompanhando todos os atos da família com o mesmo e vice-versa; a adoção, formalizada em ato jurídico, onde forma-se um vínculo fictício de filiação, que mais tarde deverá tornar-se verdadeiro.
Num pequeno trecho do livro “Você não está só”, de George Dolan, o amor que nasce entre a família e o adotado fica bem caracterizado, na fala de crianças que conversam sobre adoção, após terem visto numa fotografia, um menino com os cabelos de cor diferente. Uma delas diz que a criança diferente pode ter sido adotada e, quando questionada por outra sobre o que é isso, responde: “- quer dizer que você cresce no coração da mãe, em vez de crescer na barriga.”
Assim, podemos dizer que a adoção é um ato de entrega e de amor!
Dia 26 - Dia do Revendedor Lotérico 
26 de maio é o dia do revendedor lotérico, esta figura extremamente importante para o dia a dia de tantos brasileiros, que costumam pagar suas contas em casas lotéricas, além de também fazer suas populares “fezinhas” (jogos de loteria).
Para homenageá-los, hoje vamos falar um pouco mais sobre esta profissão tão importante, a profissão de revendedor lotérico, mostrando, entre outras coisas, como está o mercado para este tipo de profissional. Vamos ver!

Um negócio próprio

Revendedor Loterico
Ser um revendedor lotérico é antes de qualquer coisa, ser um empreendedor de pequeno porte, já que para conseguir ser um é necessário abrir uma casa lotérica, dando início ao que se entende por ter um negócio próprio.
Um revendedor lotérico precisa ter uma autorização formal da Caixa Econômica Federal, que só poderá ser conquistada por meio de um processo licitatório, que visa entender se o interessado de fato atendeu a todos os requisitos exigidos no edital de abertura.
Depois disto, o revendedor lotérico irá passar por uma avaliação mais criteriosa feita pela Caixa, especialmente no que tange ao ponto escolhido para abrir a casa lotérica, e muitos outros fatores.

O mercado

Apesar de haver uma casa lotérica presente em praticamente todos os bairros das grandes cidades brasileiras, o fato é que sempre há precedente para que mais casas destas sejam abertas.
Em resumo, sempre há demanda, especialmente porque as pessoas costumam usá-las não apenas para fazer jogos de loteria, mas também para pagar contas e para carregar celulares pré-pagos e bilhetes de transporte público.
Com isto, em praticamente todos os bairros há um potencial muito bom para a abertura de uma casa lotérica.
Loterico Revendedor

Remuneração

Apesar dos investimentos iniciais, o fato é que a Caixa acaba dando muito suporte para o revendedor lotérico, fazendo com que as coisas se ajeitem rapidamente e que o negócio comece a andar mais rapidamente.
Por isso mesmo, é fundamental que o revendedor lotérico tenha em mente que depois dos investimentos iniciais, os lucros passam a ser praticamente certos, e quando eles começam a chegar, o negócio passa a ser dos mais rentáveis.
Então, um revendedor lotérico consegue ganhar de lucro líquido, por mês, algo em torno de 8 a 15 mil reais, dependendo da localização do estabelecimento, portanto, esta profissão pode ser uma excelente oportunidade para quem procura pela chance de começar seu negócio próprio.
Portanto, lembre-se de dar os parabéns sempre que o dia 26 de maio chegar aos revendedores lotéricos. Figuras tão importantes para o Brasil.
Dia 27 - Dia Mundial dos Meios de Comunicação
O Dia Mundial dos meios de Comunicação foi comemorado pela primeira vez em 12 de Maio de 1967, atendendo a proposta do Concílio Vaticano II, onde o papa Paulo VI publicou uma mensagem com o tema "Os meios de Comunicação Social". A Comunicação vem do latim “communis”, ou seja, comum, dando ideia de comunidade. Comunicar significa participação, trocar informações, tornar comum aos outros, ideias, opiniões e estados de espírito. A contribuição que a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e os outros meios de comunicação social oferecem à cultura, à sociedade e ao mútuo conhecimento, e compreensão entre as pessoas, são grandiosas. 

Mídia é todo o conteúdo, ou forma de instrumento, usado no processo de comunicação, que constantemente está em evolução. Talvez a primeira forma de comunicação entre os seres humanos, tenha sido a linguagem de sinais, usadas na pré-história, e a partir da história, surgiu então a escrita, que acabou se tornado assim, o ponto de partida referencial da comunicação entre os humanos. O principal objetivo da mídia é comunicar, podendo ainda especializar-se na maneira de educar, informar, ensinar, entreter, transmitir, permitindo assim, que o conteúdo de informação atinge lugares na terra imediatamente, influenciando nas relações pessoais, o que se torna algo positivo. Entretanto, se a informação for usada como forma de manipulação, visando interesses de um grupo ou indivíduo específico, criando estereótipos e modificando o comportamento das pessoas, se torna negativo. 

Dia 28 - Dia do Ceramista


A cerâmica é a arte de fazer recipientes, potes e outros objetos de barro ou outro material cerâmico.

A ação do calor transforma-os em recipientes de terracota, cerâmica ou porcelana. Ela aplica-se apenas para as indústrias de silicatos minerais (grupo mais abundante, que constituem mais de 95% da crosta terrestre), mas também artigos e revestimentos colados por calor, a temperatura suficiente para dar origem a sinterizado
A história da cerâmica está associada à história de quase todos os povos do mundo. Está ligado ao estudo das relações humanas com o progresso habilitado nessa arte.

A invenção da cerâmica ocorreu durante o Neolítico. No começo a cerâmica era modelada à mão, usando técnicas como a pinça e apenas deixada a secar ao sol e em países quentes em torno de incêndios tribais a zona fria. Mais tarde, ele começou a decorar com incisões geométricas usando as massas secas, cada vez mais complexas, juntamente com o pedido de cozinhar. Dessa forma houve o surgimento de uma nova profissão: o oleiro.
Teorias difusionistas, de acordo com as primeiras pessoas que começaram a fazer cerâmica com técnicas mais sofisticadas e peças de fornos de cozimento foram os chineses. Desde que a China passou o conhecimento para a Coréia e Japão no Oriente e no Ocidente, Pérsia e Norte da África para chegar à Península Ibérica. Ao longo desta jornada, as técnicas foram mudando. Isto foi devido a determinadas variantes, uma das quais era porque as argilas foram diferentes. Na China, eles usaram um barro muito puro branco, o caulim para a produção de porcelana, enquanto no Ocidente destas argilas eram difíceis de encontrar. Outras variantes foram as decorações e os diferentes métodos utilizados para cozinhar.
A invenção da roda do oleiro veio para melhorar a sua preparação e acabamento, bem como o seu cozimento que a fez mais forte e ampliou a gama de cores e texturas. Em princípio, foi apenas em torno de uma roda colocada numa haste vertical de madeira inserida no solo, e feito para rodar com a velocidade necessária para produzir o papel. Evoluiu gradualmente, introduziu uma segunda roda superior e virou movendo o pé, em seguida, acrescentou um motor, que dava para a velocidade da roda diferente, conforme necessário.

Usos

Seu uso foi principalmente em fazer recipientes para alimentos ou bebidas. Mais tarde, foi utilizada para modelar figuras simbólicas. Também foi usada como material de construção em forma de tijolo, azulejo, cerâmica, ou revestimento formando paredes.
técnica de vitrificação, também foi utilizada na escultura. Atualmente também usada como isolante elétrico e térmico.

Técnicas e Materiais

As várias técnicas que têm sido utilizados resultaram em uma variedade de acabamentos:
• Louça de barro
• Terracota
• Terracota vitrificada
• Faiança
• Porcelana
• Grés
A matéria-prima é a argila. Outro material importante para outras cerâmicas é o caulino misturado com quartzo e feldspato. Também é usado pó de alabastro e mármore. Para porcelanas são utilizados óxidos de potássio, de magnésio e de alumínio.

Decoração

Tanto antes como depois da cozedura, a peça de cerâmica pode ser decorada por submetê-la a várias técnicas de decoração.

Produção

1. A matéria-prima é a argila. Óxido de água é utilizado, de sílica, estanho, chumbo e metais (dependendo do tipo de cerâmica).
2. Moer até um pó fino é misturado em proporção mais adequada.
3. O pó é introduzido dentro do molde que irá formar a peça.
4. Submetido a mídia estática (assim chamado porque ele age em todas as direções) a pressões muito altas, de até 3000 quilos por centímetro quadrado.
5. É cozido a uma temperatura entre 1600 e 2000 graus centígrados. O processo de cozimento e urgente é chamado de sinterização.
6. A última fase do processo de fabrico é o controle de qualidade.
Dia 29 - Dia do Sociólogo
O QUE FAZ MESMO UM SOCIÓLOGO?
Outro dia eu estava com meu irmão numa loja de informática e enquanto o gerente fazia o orçamento de um up-grade, começamos a falar de política e economia. O gerente fez uma lúcida explanação de seus pontos-de-vista sobre sociedade, política e economia. Meu irmão, querendo brincar, perguntou se ele era sociólogo, dizendo que eu era. Ele riu e olhando para mim, disse que não era socialista não, mas respeitava quem era. Eu ri comigo mesmo e fiquei pensando no fato de as pessoas em geral desconhecerem a profissão do sociólogo. Isso quando não dizem, ao saber que fazemos ciências sociais: “legal, assistente social trabalha em hospitais, não é?” ou “o que é isso? dá dinheiro?” Outro dia uma colega do curso, brincando, disse que tem até “Dia da Sogra” (28 de Abril), mas “Dia do Sociólogo”*, não.
Dia 30 - Dia do Geólogo
A data é uma homenagem a todos os profissionais relacionados aos estudos da geologia, que podem trabalhar em várias áreas, como a paleontologia, petrologia, pesquisa mineral, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia marinha e geologia ambiental.
O indivíduo interessado em seguir carreira nesta profissão, deverá concluir um curso de ensino superior em Geologia, através de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no Brasil.
O Dia do Geólogo é celebrado em 30 de maio em homenagem a aprovação do Projeto de Lei nº 2028/60, em 30 de maio de 1962, sendo criada a Lei nº 4.076, que regulamenta a profissão de geólogo.
A lei estipula que a profissão deve ser fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).
Dia 31 - Dia Mundial de Combate ao Fumo

Respire fundo, apague o cigarro e viva mais e melhor 
Cerca de 6 milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo em razão de doenças provocadas pelo tabagismo, considerada a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Somente no Brasil esse número chega a 200 mil. O pior é que cerca de 10% dessas mortes são de fumantes passivos, pessoas que não fumam, mas convivem com fumante Hoje, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, é um momento de se refletir sobre essa epidemia global. 
Ainda que seja difícil, é possível parar de fumar. Quando uma pessoa deixa de fumar, os resultados são surpreendentes:
  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas, não há mais nicotina no sangue;
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Após 2 dias, a pessoa passa a sentir melhor os cheiros e sabores;
  • Após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • Após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.



atenção
Liberado o uso livre desde que não alterado em nada seu conteúdo ou ter cortes. 
Caso seja encontrado em algum lugar o mesmo alterado ou cortado perde todo o direito a gratuidade e poderá sofrer penas judiciais sem aviso prévio









Nenhum comentário:

Postar um comentário